top of page
Buscar

Tendências para festas de 15 anos em 2021

Atualizado: 15 de set. de 2021


Mesmo nos dias de hoje, Festas de 15 anos, aquelas que marcam a passagem de duas fases importantes na vida de uma menina, são festividades importantes, em especial na América Latina, onde existem desde os tempos astecas, para simbolizar mudanças de idades.


Essas comemorações são parte da memória de muitas pessoas, visto que marcam uma fase de descobrimentos, diversão entre amigos e realizações de pais e responsáveis, que pensam na festividade desde o nascimento das aniversariantes.


No entanto, com as mudanças aparentes no mundo contemporâneo, em especial após a pandemia de 2020, que fez com que muitas pessoas se isolassem em suas casas, e muitos aniversariantes não pudessem comemorar seus 15 anos como de costume, o conceito da festa de debutante se modificou.


No texto abaixo você verá mais sobre as festas de quinze anos, desde suas principais e conhecidas tendências, até as mudanças trazidas com a pandemia, que possibilitaram novas formas de comemoração com parentes e poucos amigos e até mesmo a distância.


A importância das festas de 15 anos

A festa de 15 anos é tradicional no Brasil, responsável por simbolizar a passagem de uma menina, da infância à adolescência, simbolizando esse período não apenas com um evento, mas com formas simbólicas com a família.


Uma delas é a troca da sapatilha por um sapato de salto alto, além da valsa com os homens e amigos da família, fora outras ações, como danças, depoimentos de amigos em letra caixa com led e outras formas simbólicas de apreciação pelo momento.


A cada ano que passa, no entanto, mais e mais adolescentes que ainda optam por fazer a festa tem cada vez mais retirado o cunho tradicional, envolvendo uma grande fase de troca, e passando a colocar suas personalidades em foco no encontro.

Por exemplo, cada vez mais se faz comum que aniversariantes passem e não façam trocas de sapatilhas, mas que abram espaço para danças e apresentações de amigos e parentes, como uma forma de colocar em evidência a diversão da noite.


Isso fez, ainda, com que muitos aniversariantes envolvessem a festa não apenas como uma temática de chegada à adolescência, mas também da celebração de assuntos e temáticas que mais gostam, apresentando suas personalidades a todos.


Dessa forma, grandes temáticas surgiram nas festas, sendo consideradas grandes tendências atuais no mundo das festas de 15 anos, algo que tem não apenas guiado pessoas que trabalham na área, mas também as futuras aniversariantes.



Principais tendências nas festas


Cada personalidade das aniversariantes impactam diretamente em quais serão as temáticas a serem colocadas como foco das festas, guiando toda a organização e compra de todos os utensílios, inclusive no aluguel de serviços, como comidas e até grupos musicais.


No entanto, algumas temáticas podem ser consideradas grandes, justamente por serem altamente populares entre adolescentes nos dias atuais, servindo como pesquisa de clima organizacional.


Veja abaixo um pouco sobre cada uma: Em alguns países no começo da formação de uma personalidade, assim que se passa da infância, é comum que meninas passem a estudar mais sobre algumas localidades conhecidas em todo o mundo, em especial países que entregam experiências interessantes para elas.


Por isso, é bem comum que temáticas de aniversários foquem em países ou cidades em volta do globo, agregando, de certa forma, um pouco do que elas entregam em suas preferências culturais, como: Filmes; Livros; Músicas; Ídolos.


Em festas com temáticas de países, é bem comum encontrar itens que lembram ícones desses lugares. No caso da Inglaterra, é possível que existam ao longo da festa doces em formato de ônibus de Londres, bandeiras de grupos famosos de músicas, dentre outros.


É importante focar na segurança dos aniversários, na experiência do público e das aniversariantes nesses lugares, já que esta poderá ser uma questão essencial para que todos se sintam parte de um ambiente interessante, criativo e seguro.



Florais

Muitas meninas, em especial aquelas com personalidades que esbanjam maior delicadeza, preferem temáticas que agreguem calmaria, como no caso dos temas florais, onde tudo na festa representa algo que possa ter uma flor, uma planta ou simbolize a natureza.


Quase sempre nessas festas existe uma forte preocupação com doces e outras comidas, além das bebidas da festa. Quase sempre as aniversariantes preferem bolos e elementos que emanem maior paz e tranquilidade, preferindo menos informação.


Para acrescentar maior sentido em uma decoração delicada, é interessante que a festa tenha itens como pratos e vasos de flores, além de outros objetos que remetam a penteadeira, jardins e outros cantos de uma casa ou de um local que tenha flores.



Filmes

Os filmes quase sempre marcam nossas perspectivas e são itens essenciais para o crescimento de um gosto cultural e também influenciam na formação de entendimento intelectuais de muitas pessoas, algo mais enfático com adolescentes.


Festas de 15 anos são ótimos locais para colocar em evidência esses gostos, em especial de temas de diretores ou em filmes específicos, trazendo artifícios tanto para convidados como para os organizadores que fazem remeter à experiência. Por exemplo, em uma festa feita em tendas para eventos, é possível focar em uma temática de terror, causando sensações para todos os presentes.


Além disso, é possível promover uma festa à fantasia, levando os convidados a pensarem em temas específicos. Além disso, algo que deixa a experiência mais interessante são as comidas do local, que podem ter a mesma ideia do que em filmes, como no caso de séries de livros de bruxaria, muito popular entre adolescentes, que apresentam comidas nada usuais.



Marcas famosas

Muitas meninas se sentem mais atraídas por marcas que, de alguma maneira, conversam com suas identidades, ainda que sejam marcas com um forte apelo consumidor.


Ainda assim, essas acabam muitas vezes sendo tema de seus aniversários. É bem comum que no meio dessas temáticas exista um foco grande em brindes personalizados que levam as marcas em suas embalagens, ou até mesmo presentes que sejam da própria marca para seus convidados, para fazer com que eles se lembrem.


Outra questão que não pode faltar são apresentações de dança ou de música nessas festas que de certa forma lembram as marcas, ou as utilizam para suas ações, como no caso de apresentações de valsa que remetem a comerciais de empresas famosas.


Com a chegada da pandemia, muitas aniversariantes tiveram que cancelar seus aniversários por uma questão sanitária, e reinventar as formas de comemoração dentro de casa, algo que no começo não foi tão compreensível.


É como se toda a indústria responsável pelo planejamento e execução dessas festas tivesse que parar de investir em itens como adesivos de parede personalizados, algo essencial em uma festa, e voltasse a atenção para questões tecnológicas.


Um bom exemplo disso são salas de bate papo, ferramentas tecnológicas que passaram a ser altamente populares na pandemia, visto que foi por meio delas que grande parte dos aniversariantes conseguiu reunir seus amigos e familiares a distância.


Além disso, um investimento como serviços de contabilidade, ou para brindes de convidados da festa, passou a ser apenas para a família que mora com a aniversariante, o que trouxe uma maior força criativa para pensar nas melhores opções.



Conclusão

Essas foram dicas simples que podem ajudar a transformar seu evento, seja ele de grande ou de pequeno porte a Maria Elegance está pronta para te ajudar a fazer desse dia o mais especial possível, então entre em contato já e comece o planejamento desse evento tão especial.


Desde já agradecemos a sua audiência até aqui.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da BC Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre marketing digital.


9 visualizações0 comentário
bottom of page